Eleições 2024: Em Guarabira a deputada Camila Toscano avalia pesquisa de intenção de votos para prefeito

Eleições 2024: Em Guarabira a deputada Camila Toscano avalia pesquisa de intenção de votos para prefeito

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que está em seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa da Paraíba, avaliou os números da última pesquisa de intenção de votos, feita pelo Instituto Advise e divulgada na terça-feira (2) pelo Blog Chico Soares, que contratou a consulta.

Camila disse que os números refletem o sentimento das pessoas, imaginava Léa na frente dos concorrentes, mas se surpreendeu com a margem de 44% sobre o segundo colocado.

“É o sentimento das pessoas por ela. Eu imaginava que ela estaria na frente, mas não tem como você não se surpreender porque ela bota 44% na frente do segundo colocado, é uma diferença absurda numa cidade que tem 39 mil eleitores. Surpreende mais ainda ela ter 51% na pesquisa espontânea, quando os entrevistados dizem o nome que vem na cabeça. Tem cenário que se aproxima de 70%. Falando como filha, o coração não tem como não ficar alegre”, destacou a deputada.

Na consulta, a ex-prefeita apareceu com 59,37% da preferência do eleitorado, contra 18% de Raniery Paulino (Republicanos) e 11,92% de Ramon Menezes (PSB), na estimulada, quando o entrevistador apresenta os nomes dos pré-candidatos.

Quando apresentados pelo entrevistador os nomes apenas de Léa Toscano (União Brasil) e Raniery Paulino (Republicanos), num confronto direto entre os postulantes, a ex-prefeito Léa Toscano leva vantagem, sendo a preferida para 67,4% contra 23,6% de Raniery Paulino. Brancos e nulos somaram 5,84% e indecisos 3,16% dos entrevistados.

Um dia depois da divulgação da pesquisa, o jovem vereador Ramon Menezes desistiu da disputa majoritária e anunciou que será candidato à reeleição.

A pesquisa realizada pelo Instituto Advise sobre a sucessão em Guarabira foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-07981/2024. Ao todo, foram realizadas 408 entrevistas nos dias 28 e 29 de junho do corrente ano.

A margem de erro é de 4,83 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,0%. De acordo com o plano amostral da pesquisa, foram considerados as variáveis: sexo, grau de escolaridade, faixa etária e nível econômico.

Da Redação com portal25horas