EM BRASÍLIA: Marcus Diogo recebe Prêmio Prefeito Amigo da Criança

EM BRASÍLIA: Marcus Diogo recebe Prêmio Prefeito Amigo da Criança

A Fundação Abrinq anunciou, na tarde desta quarta-feira, 12 de junho, os 100 gestores municipais ganhadores do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, referente à gestão 2021-2024. O evento aconteceu na cidade de Brasília (DF).

O prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, foi premiado entre os 100 gestores amigos da criança no universo dos 5.568 municípios brasileiros. “Colhendo frutos de um trabalho responsável. Mais um Marco de Desenvolvimento de nossa cidade. A cidade onde o trabalho não para e não vai parar”, comemorou Marcus Diogo em suas redes sociais. Na oportunidade, o prefeito estava acompanhado de Verônica Diogo - primeira dama e secretária de planejamento, e Andrea Cavalcante - secretária de educação. 

A premiação faz parte das atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança, que foi criado em 1996, e é pioneiro em mobilizar gestores municipais em todo o país. Desde sua criação, mais de 10 mil gestores foram engajados, resultando no reconhecimento de 698 prefeitos de 459 municípios.

O foco do programa é apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. Ao longo dos quatro anos da gestão municipal, o programa oferece subsídios técnicos, recomendações e promove seminários que possibilitam o diálogo e a troca de experiências.

Nesta sétima edição, correspondente à gestão 2021-2024, o reconhecimento será concedido aos 100 prefeitos que avançaram significativamente nas políticas e nos indicadores relacionados à infância e adolescência em seus municípios.

No total, são 58 prefeitos do Nordeste, 22 do Sudeste, 10 do Sul, 8 do Norte e 2 da região Centro-Oeste. Além disso, até cinco municípios, um de cada região do país, cujos gestores superaram as expectativas nos resultados alcançados, serão reconhecidos como Destaques Nacionais.

Entre as responsabilidades de cada gestão durante a edição, estiveram o desenvolvimento de políticas planejadas, a alocação orçamentária para a infância e adolescência, a qualificação dos serviços de atendimento à primeira infância, entre outros.

Por sua vez, a Fundação Abrinq se comprometeu a viabilizar a troca de informações, apoiar tecnicamente os municípios participantes e oferecer visibilidade pública aos prefeitos reconhecidos, entre outras ações. “O Programa Prefeito Amigo da Criança reforça a vitalidade da colaboração entre as gestões municipais e a sociedade civil na promoção de um presente e um futuro mais promissores para as crianças e os adolescentes no Brasil”, destaca Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq.

Com Abrinq - DF e Secom PMG PB