De autoria da vereadora Jussara Maria: No bairro Novo, a Festa de Santo Antônio torna-se Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Guarabira.

De autoria da vereadora Jussara Maria: No bairro Novo, a Festa de Santo Antônio torna-se Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Guarabira.

De autoria da Vereadora Jussara Maria, a Lei n° 2.071/2023 instituiu como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Guarabira-PB cada uma das celebrações alusivas à FESTA DE SANTO ANTÔNIO realizada anualmente pela Paróquia Santo Antônio, no bairro Novo, Guarabira. 

Veja Link:    https://www.instagram.com/p/C7rkI-oMvsm/?igsh=MXRydWtqb3k1eGk0bA==


A legislação foi tão inovadora que acrescentou como Patrimônio Cultural Imaterial cada Missa que for celebrada dentro dos festejos em homenagem ao Santo. Também foi vislumbrada pelo mesmo normativo legal a quermesse realizada com comidas derivadas do milho e com roupas de festas juninas dentro da programação cultural. 


O ponto alto da Festa será no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio ocasião em que ele muito doente, foi recolhido ao Retiro do Campo de São Pedro, em Pádua, Itália, onde faleceu em 13 de junho de 1231.
Considerado um dos santos mais populares entre os guarabirenses e brasileiros, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho por ser a véspera da sua festa.


Neste ano de 2024 a Programação Cultural da FESTA DE SANTO ANTÔNIO, Padroeiro da Paróquia Santo Antônio, será constituída de celebrações juninas que envolvem apresentações artísticas e culturais voltadas para a comunidade católica, além de artesanato, comidas típicas, bazar, festa beneficente e toda gama de atrações que este tipo de evento costuma proporcionar quando organizado dentro da Capela de Santo Antônio e/ou ao ar livre, no entorno do templo.


O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o Dia de São João e Dia de São Pedro. Todos esses festejos marcam as tradições nordestinas e enaltecem a cultura de um povo que manteve acesa a chama da expressão cultural herdada desde Portugal.

Da Ascom